top of page

Epidemiologia

  • Foto do escritor: Catarina Fracazzo
    Catarina Fracazzo
  • 28 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de mai. de 2021

A epidemiologia, estudo dos diferentes fatores que intervêm na difusão e propagação de doenças, é a ferramenta que utilizamos para sabermos o mecanismo de como uma doença ou agravo à saúde se comporta. Estudar e entender a epidemiologia do SARS-CoV-2 é o que irá nos ajudar a combater o vírus de maneira mais efetiva. Além disso, a epidemiologia também nos permite saber qual a situação que se encontra o país durante um caso de doença infecciosa (ROUQUAYROL; GOLDBAUM, 2003). Sabendo disso, abaixo descreveremos brevemente a atual situação epidemiológica do Brasil e do mundo.

Desde a declaração de pandemia em 11 de março de 2020 pela OMS, até o dia 26 de março de 2021, pouco mais de um ano depois, o mundo já acumulou mais de 124.78 milhões de casos confirmados. Sendo o Brasil o segundo país com maior número de casos, atrás apenas dos Estados Unidos (Our World in Data).

O gráfico 1 abaixo apresenta os casos de COVID-19 nos 6 países com maior número de casos atuais no período de 1 ano:

ree

Gráfico 1: Número de casos confirmados entre os dias 1 de março de 2020 a 26 de março de 2021 nos 6 países que concentram o maior número de casos no mundo (EUA, Brasil, Índia, França, Rússia e o Reino Unido). Fonte: Our World in Data.


No Brasil, os casos e as mortes não param de subir. Essa semana atingimos a marca de 300 mil mortos totais e estamos perdendo, diariamente, em média, 3 mil vidas (Our World in Dara). Na imagem abaixo (Figura 1) está representada a situação de cada estado quanto às mortes por COVID-19 atualmente:


ree

Figura 1: Situação de cada estado brasileiro em relação ao número de mortes por COVID-19. Fonte: https://especiais.g1.globo.com/bemestar/coronavirus/estados-brasil-mortes-casos-media-movel/










Em relação à vacinação no mundo, o Brasil encontra-se em quinto lugar, quando considerado o número bruto de vacinas aplicadas, mas em septuagésimo primeiro lugar na vacinação a cada 100 habitantes com apenas 7,7% da população vacinada. Os países que mais vacinaram sua população até o momento foi: Gibraltar, Israel e Seychelles com 165,85%, 114,43% e 96,47%, respectivamente (Our World in Data). O gráfico 2, a seguir, apresenta a porcentagem de vacinados de acordo com a população de cada estado brasileiro:


ree

Gráfico 2: Porcentagem de vacinados com primeira e segunda dose por população de casa estado brasileiro. Fonte: Próprio autor. Números de https://especiais.g1.globo.com/bemestar/vacina/2021/mapa-brasil-vacina-covid/


A seguir, na tabela 1, podemos observar a situação atual da pandemia em nível mundial, nacional, estatal (Paraná) e municipal (Londrina):

ree

Tabela 1: Dados da situação epidemiológica do mundo, Brasil, Paraná e Londrina. Fonte: Próprio autor; Dados de Our World in Data.

A situação do Brasil é crítica e a falta de medidas de restrição e vacinação abrem espaço para o surgimento de novas variantes do novo coronavírus, que podemos não ser capazes de combater facilmente. Diante desta situação as medidas de prevenção como o uso de máscaras, higiene das mãos e distanciamento social, mais do que nunca, se fazem necessárias.


REFERÊNCIAS

ROUQUAYROL, M. Z.; ALMEIDA FILHO, N. Epidemiologia & Saúde. 6. ed. Rio de Janeiro: Medsi, 2003. p. 15-30.

Our World in Data: COVID-19 Data Explorer. COVID-19 Data Explorer. 2021. Disponível em: https://ourworldindata.org/explorers/coronavirus-data-explorer. Acesso em: 27 mar. 2021.

G1: Mapa da vacinação contra Covid-19 no Brasil. 2021. disponível em: https://especiais.g1.globo.com/bemestar/vacina/2021/mapa-brasil-vacina-covid/. Acesso em: 27 mar. 2021.

Comentários


bottom of page